top of page

Matriz de garantias aceitas pelo(s) Bancos

Veja abaixo a lista de garantias atualmente aceitas pelos Bancos. Não se preocupe, a Angular te auxiliará a estruturar as garantias de acordo com as suas necessidades seguindo as exigências do(s) Banco(s).

• Imóveis

(Residencial, Comercial ou Rural) podendo ser da PJ, dos Sócios e/ou de Terceiros desde que NÃO estejam alienados (quitados).

  • Você confirma os Pré-Requisitos > Faz a Pré-Análise > Rating de Crédito DENTRO dos parâmetros de atuação dos Bancos > Estruturação de garantias > Assinatura de contrato com a Angular > Abertura do Processo > Banco confirma os Pré-Requisitos > O Banco solicita a avaliação do(s) Imóvel(is) a empresas homologadas > Valor de venda forçada contida na avaliação será o valor que valerá como garantia.

• Imóvel de moradia ou onde a empresa está instalada

DIFERENCIAL, pois Bancos comerciais não aceitam (quitados).

  • Você confirma os Pré-Requisitos > Faz a Pré-Análise > Rating de Crédito DENTRO dos parâmetros de atuação dos Bancos > Estruturação de garantias > Assinatura de contrato com a Angular > Abertura do Processo > Banco confirma os Pré-Requisitos > O Banco solicita a avaliação do(s) Imóvel(is) a empresas homologadas > Valor de venda forçada contida na avaliação será o valor que valerá como garantia.

• Máquinas, Equipamentos, Veículos e/ou Empilhadeiras

Novos ou usados (quitados).

  • Em PROJETOS os itens financiados servem como garantia TOTAL ou PARCIAL, o que facilita a estruturação das garantias.

    Por exemplo, se você tem um imóvel quitado e quer construir nele uma operação da sua empresa, podemos usar este imóvel em garantia para financiar a construção, além das máquinas e equipamentos, que poderão servir total ou parcial como garantias da operação.

    Agora se você comprou máquinas e equipamentos ou veículos e eles estão sem alienação (quitados), você pode entrar com um pedido de reembolso se a Nota Fiscal de compra tiver até 6 meses ou usar estes itens como garantia para o desenvolvimento de um projeto.

• Colateral

Aplicações financeiras.

  • Os valores continuam aplicado e rendendo, mas não poderão ser movimentados por você até a quitação do financiamento.


    Se você tem um rendimento de 10% nos recursos aplicados e um custo de 12% nos recursos financiados, pode-se dizer que você teve um custo de 2%.

• Seguro Garantia

  • É um tipo de seguro utilizado como uma forma de garantia em contratos de financiamento. A empresa que vai fazer o financiamento contrata o seguro, paga um prêmio ao segurador, que, em caso de inadimplência, se responsabiliza pelo pagamento do financiamento ou de parte dele, garantindo a segurança da operação para o Banco credor.

    Para cotar e contratar fale com o seu corretor de seguros e veja quais seguradoras ofertam este produto. A seguradora geralmente realizará uma análise do perfil financeiro do contratante. Isso pode envolver a avaliação de histórico de crédito e demonstrações financeiras.

    Após a assinatura do contrato, o contratante efetuará o pagamento do prêmio à seguradora, cujo valor será determinado com base no risco da operação e no valor da garantia. Em seguida, a seguradora emitirá a apólice de seguro, que servirá como garantia formal do cumprimento do contrato, devendo ser apresentada ao Banco credor para assegurar a operação.

    O Seguro Garantia eleva o rating de crédito do seu CNPJ, permitindo acesso a limites maiores e taxas reduzidas em financiamentos subsidiados.

• Fiança Bancária

  • A Fiança Bancária é uma modalidade de garantia em que o banco do seu relacionamento se compromete a pagar a dívida de uma empresa em caso de inadimplência. Neste tipo de garantia, a empresa tomadora do crédito ou contratante solicita ao banco a fiança, pagando uma taxa bancária. Em caso de descumprimento das obrigações contratuais, o banco assume a responsabilidade de honrar o pagamento ou parte dele, oferecendo segurança ao Banco credor.

    Para cotar e contratar uma Fiança Bancária, entre em contato com o gerente do banco que a sua empresa utiliza. O banco realizará uma análise do perfil financeiro do contratante, que pode envolver a avaliação do histórico de crédito e demonstrações financeiras da empresa.

    Após a aprovação do pedido, o contratante pagará a taxa de fiança, cujo valor será calculado com base no risco da operação e no montante da garantia. Em seguida, o banco emitirá o documento formal da fiança, que será apresentado ao Banco credor como garantia do cumprimento do contrato, assegurando a operação de financiamento em caso de inadimplência.

    A Fiança Bancária eleva o rating de crédito do seu CNPJ, permitindo acesso a limites maiores e taxas reduzidas em financiamentos subsidiados.

• Contratos/recebíveis de longo prazo

(Sob consulta), inclusive contra sacados públicos ou de economia mista.

DIFERENCIAL, pois Bancos comerciais não aceitam.

  • Se você possui contratos dessa natureza ou similares, pode utilizá-los como garantia para acessar uma operação de financiamento subsidiado, aproveitando condições vantajosas para impulsionar seu negócio.

    Exemplos:

    (i) Contrato entre uma empresa de coleta de lixo e um município,
    (ii) Contrato de fornecimento de medicamentos entre uma farmacêutica e o Sistema Único de Saúde (SUS),
    (iii) Contrato para a construção de infraestrutura, como uma ponte ou rodovia, aeroportos ou saneamento básico (água e esgoto),
    (iv) Empresas fornecedoras de materiais educativos, como livros, cadernos ou kits escolares, são contratadas para abastecer escolas públicas ou universidades federais,
    (v) Contrato de serviços de software entre uma empresa de TI e uma entidade pública como o Tribunal de Justiça e/ou qualquer empresa pública ou de economia mista.

• Fundo Garantidor do BNDES (FGI)

E outros fundos públicos de aval como complemento de garantia.

  • Os fundos garantidores oferecem complemento às garantias para facilitar e permitir o acesso ao crédito e apoiar o crescimento dos negócios, especialmente para micro, pequenas e médias empresas, promovendo a inclusão financeira de empresas que não possuem garantias reais suficientes. Eles reduzem o risco para os Bancos credores, permitindo viabilizar e com condições mais favoráveis de financiamento. Esses fundos podem cobrir parte do valor de financiamentos, em qualquer uma das modalidades de financiamento (Capital de Giro, Projetos e Máquinas e Equipamentos).

    A contratação é realizada diretamente pelo Banco credor, após negociação e alinhamento com o cliente.

bottom of page